Histórico

A Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) nasceu no ano de 1998, com o objetivo de disseminar as Boas Práticas na Intervenção Precoce (IP), a nível nacional. Como instituição dedicada exclusivamente à área da Intervenção Precoce, teve como berço a experiência exemplar do Projeto Integrado de Intervenção Precoce de Coimbra (PIIP – Coimbra).

Este projeto foi fruto da vontade manifestada por um grupo de profissionais de coordenarem diversos serviços com o objetivo principal de criar uma estrutura capaz de cobrir as necessidades de Intervenção Precoce (IP) no distrito de Coimbra. Envolvendo serviços de saúde, educação e segurança social e usando os recursos existentes na comunidade, surgiu em 1989 no centro de Portugal, no distrito de Coimbra. Esta articulação de serviços, que dura até aos dias de hoje, teve como principal objetivo desenvolver um programa coordenado, inter-serviços e transdisciplinar, usando os recursos da comunidade, com vista à prestação de um serviço de Intervenção Precoce adequado às necessidades das crianças com problemas de desenvolvimento ou em risco de, e que assegure uma intervenção centrada na família.

O PIIP – Coimbra foi precursor de um Modelo Intersectorial único, conhecido nacional e internacionalmente pelos seus resultados positivos e foi considerado por peritos nacionais e internacionais como o “estado da arte” da Intervenção Precoce, contendo todos os elementos críticos que asseguram um programa de Qualidade. A estrutura “inventada” em Coimbra, validada pelos seus resultados positivos, refletia o consenso internacional sobre Boas Práticas em Intervenção Precoce (IP) e foi replicada em diversos pontos do país, tendo servido de exemplo para a construção da legislação nacional e para a visibilidade que a IP nacional tem junto de parceiros internacionais.

No entanto, as responsabilidades dos criadores do PIIP alargaram-se e por compromisso assumido entre todos, no âmbito do primeiro Acordo de Cooperação foi estabelecido o objetivo de criar uma Associação que permitisse disseminar as Boas Práticas e os princípios preconizados numa Intervenção Precoce de Qualidade. Foi neste contexto que surgiu a ANIP, como associação, no ano de 1998.

A ANIP foi reconhecida em 2000 como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Tem, atualmente, cerca de 50 colaboradores.

Apresentação

A ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que tem entre outros, os seguintes objetivos de âmbito nacional:

01 Dinamizar e apoiar a implementação, estruturação e desenvolvimento da IP qualificada a nível nacional, através da promoção da dotação dos processos de IP de recursos (quando necessário da própria ANIP), organização e interajuda necessários.

02 Apoiar a capacitação dos profissionais, instituições e famílias para uma IP qualificada, nomeadamente pelo acesso sistematizado à informação, ao conhecimento, bem como à introdução de boas práticas, através de processos qualificados de acompanhamento, avaliação e formação de profissionais e famílias.

03 Incentivar e apoiar a investigação nas diferentes vertentes da IP e, em especial, divulgar e facilitar a utilização dos seus contributos positivos, com a elaboração de instrumentos de trabalho e de avaliação, recorrendo, sempre que se julgar vantajoso, à cooperação internacional com entidades de investigação e de intervenção.

04 Como forma de integração e qualificação da ANIP no seu domínio de atividade – apoiar diretamente as famílias e crianças, os técnicos e as instituições em todo o processo de Intervenção Precoce (incluindo o da referenciação, o da avaliação e da supervisão), mediante ações diversificadas de apoio social, saúde e educação e, sempre que possível em parceria com as instituições públicas e privadas.

05 Criar respostas de apoio às crianças e suas famílias, designadamente, creches, jardins de infância, creches familiares, amas e todas as outras intervenções e estruturas que se forem revelando necessárias para a consecução dos objetivos da ANIP.

06 Promoção da inclusão como factor promotor de desenvolvimento humano de pessoas e grupos/comunidades.

07 Promover a criação de centros que visem a educação inclusiva de todas as crianças.

08 Colaborar na resolução de problemas destas pessoas, com entidades, para criação de estruturas que apoiem e assegurem, a sua inclusão plena nas comunidades respetivas.

A ANIP

A ANIP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de âmbito nacional, com sede própria na Praceta Pe. José Anchieta, Lote 5, r/ch, Fração C, 3000-319 Coimbra, que tem como objecto a implementação de todas as acções relacionadas com a Intervenção Precoce (IP), destinadas a crianças, dos 0 aos 6 anos, com necessidades especiais e suas famílias, nas suas vertentes assistenciais, de formação, apoio social, investigação e divulgação de boas práticas.

Dr. Luís Borges

Notícias

25
Jul.2017

Oferta de emprego: TERAPEUTA DA...

Oferta de emprego: TERAPEUTA DA FALA (M/F) - Concurso 3.2017

24
Jul.2017

Implicação e Bem Estar Emocional

Não perca a oportunidade! Curso - Implicação & Bem Estar Emocional: Avaliação e intervenção em contexto de...

24
Jul.2017

Desenvolvimento da Criança

Registe na sua agenda! Curso - Desenvolvimento da Criança [0-6 anos], a realizar nos dias 18 e...

27
Jun.2017

Temperamento e Comportamento da Criança...

Vai realizar-se em Lisboa o Curso - Intervenção Precoce: Temperamento e Comportamento da Criança [0-6 anos], para...

26
Jun.2017

Práticas de IP Baseadas nas...

NOVA DATA para o Curso de Formação - Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas ROTINAS: como promover...

25
Jun.2017

Temperamento e Comportamento da Criança...

Irá decorrer no Porto o Curso - Intervenção Precoce: Temperamento e Comportamento da Criança [0-6 anos], dias...

08
maio2017

Integração Sensorial: conceitos e estratégias

Irá decorrer o Curso - Integração Sensorial: conceitos e estratégias, nos dias 9 e 10 de junho...

20
Abr.2017

Temperamento e Comportamento da Criança...

Foi reagendado o Curso - Intervenção Precoce: Temperamento e Comportamento da Criança [ 0 - 6 anos...

31
Mar.2017

Inscrições para a Creche e...

Informamos que vão abrir as inscrições para a Creche e Jardim de Infância da ANIP, para o...

30
Mar.2017

Consignação IRS em 2017

Já sabe que FACILMENTE pode ser solidário(a)?.

28
Mar.2017

Simpósio PHDA

Vai realizar-se a 7ª edição do Simpósio PHDA, subordinada ao tema “Práticas de qualidade: da criança ao...

13
Mar.2017

Curso Práticas de IP Baseadas...

Vamos realizar novamente o Curso de Formação - Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas ROTINAS: como promover...

13
Mar.2017

Práticas de IP Baseadas nas...

Vamos realizar novamente o Curso de Formação - Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas ROTINAS: como promover...

10
Mar.2017

Convocatória Assembleia Geral

Convocatória para a Assembleia Geral Ordinária da ANIP

09
Mar.2017

Comunicação e Linguagem Crianças com...

Se está interessado(a) não perca a oportunidade de se inscrever no Curso de Formação TEÓRICO – PRÁTICO:...

21
Fev.2017

Agradecimento - Impacto Social do...

Agradecimento - Impacto Social do Projeto "Im2 - Intervir Mais, Intervir Melhor" No último trimestre de 2016,...

21
Nov.2016

Oferta de emprego: ASSISTENTE SOCIAL...

Oferta de emprego: ASSISTENTE SOCIAL (M/F) - Concurso 5.2016

09
Out.2016

Oferta de emprego: EDUCAÇÃO DE...

Oferta de emprego: EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA (M/F) - Concurso 4.2016

20
Jul.2016

V Jornadas DV ...

Convidamos todos os interessados a inscreverem-se nas V Jornadas de Deficiência Visual & Intervenção Precoce, cujo tema...

15
Mar.2016

Oferta de emprego: TERAPEUTA DA...

Oferta de emprego: TERAPEUTA DA FALA (M/F) - Concurso 2.2016

«
»

Testemunhos

  • Patrícia Silvestre, Mãe

    “Entrar na Intervenção Precoce foi a melhor coisa que nos aconteceu. Aprendi muitas coisas boas e muito úteis para trabalhar e brincar com a minha filha, aprendi e ensinei ao meu filho, ao meu marido e aos meus pais.
    A Marília Correia dá-nos apoio familiar, faz parte da nossa família. Utilizo todos os truques e a Amélinha aprende-os sem dar por ela.
    Esperamos estar na Intervenção Precoce muito mais tempo”

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contactos

  Praceta Pe. José Anchieta, Lote 5, r/ch, Fração C – 3000-319 COIMBRA
  sede (@) anip.net
  +351.239.483.288
  +351.965.224.960
  +351.239.481.309

Mantenha-se em contacto